ESPAÇO CLARIÔ
Taboão da Serra, historicamente, não investe em políticas públicas e nem em espaços culturais significativos, especialmente em teatro, que o município não tem. Não há nenhum tipo de incentivo relevante à produção artística ou mesmo à formação de público. Não há espaço físico público ou privado que possa acolher grupos em suas pesquisas e mostras cênicas, temporadas, produções, ensaios, etc. Um bom exemplo, é o nosso espetáculo “HOSPITAL DA GENTE”, (estando em cartaz desde fevereiro de 2008 no Espaço Clariô), ter atingido, logo na terceira semana da temporada, o recorde em numero de apresentações teatrais na cidade.

O ESPAÇO CLARIÔ foi inaugurado em 2005, com o objetivo, a principio, de sediar o grupo e suas criações, na busca de dar continuidade e consistência a sua pesquisa.

Uma casa (hoje um galpão), que se localiza na fronteira entre Taboão da Serra e São Paulo, lugar muito carente e precário por abrigar famílias que são vítimas constantemente das ENCHENTES causadas pelo córrego Pirajussara e, conseqüentemente do abandono do poder público.

Ao se estabelecer na rua Santa Luzia, 96, o grupo imediatamente entrou em contato com a comunidade do entorno e se deparou com uma defasagem cultural imensa, do mesmo modo que um enorme desejo, principalmente das crianças e jovens, em adentrar o mundo do teatro e suas possibilidades. Então, decidimos fazer do espaço não apenas um sede, mas  um local mediador entre a cultura e esta população, ali mesmo.

Desde então, realizamos atividades culturais permanentes, que foram, ao passar do tempo, se tornando fundamentais, tanto para a “formação” desse público, quanto para o movimento cultural local.

A partir daí, os integrantes do Clariô se reuniram e decidiram abrir mão de seus cachês em prol da REFORMA DO ESPAÇO, que em novembro de 2010, deixou de ser uma casa para se tornar um GALPÃO TEATRAL.

Desde sua fundação, o ESPAÇO CLARIÔ vem conquistando um respeito muito grande, tanto da comunidade, quanto da classe de artistas que atuam nas margens e fora dela.

Projetos continuados de trocas artísticas, como é o caso do QUINTASOITO  e da MOSTRATEATRO DO GUETO,  além é claro, das TEMPORADAS e das OFICINAS CULTURAIS, tem trazido novos ares à realidade local, alimentando idéias e ideais aos moradores e freqüentadores do entorno.

ESPAÇO CLARIÔ tem relevância também, por se tratar de um resgate teatral em Taboão da Serra, que em alguns anos perdeu os poucos grupos de teatro que tinha, por não haver locais de ensaio e apresentações na cidade.

O ESPAÇO CLARIÔ, pôde abrigar esses grupos,  e suas produções tanto para seus ensaios, quanto para temporadas de seus espetáculos, o que gerou um novo movimento teatral na cidade e, logo, um resgate cultural.

Para além do “gueto”, o grupo Clariô, vem sendo considerado em muitas discussões a respeito do Teatro atual. Sendo sempre citada a importância de sua relação com um espaço localizado na periferia de São Paulo, e os resultados colhidos a partir da precariedade como forma e da transformação do contexto em linguagem, que já arriscam chamar: “própria da periferia”.

Como Chegar

Rua Santa Luzia, 96 – Taboão da Serra – SP – Telefone: 11-4701-8401